O que a igreja fala sobre o Tarot, Baralho Cigano e a Cartomancia?

sexta-feira, maio 17, 2024


O que a igreja fala sobre o Tarot, Baralho Cigano e a Cartomancia?


Acho que todos nós já sabemos que fiéis da Igreja Católica e muitas outras vertentes cristãs têm uma posição bem negativa em relação ao uso do tarot e da cartomancia, mas a questão principal é: é de fato um pecado ler cartas? Estamos fazendo algum mal a nós mesmos ao abrir cartas e solicitar ajuda espiritual? 

Uma coisa é clara: pouco se fala sobre a intenção do tarot, baralho cigano e oráculos, mas sempre se fala o suposto "mal" que pode causar...ainda que não haja provas de que o tarot é algo negativo. Então eu te questiono: você sabe para que servem os oráculos?

Qual é a real utilidade dos oráculos?

A grosso modo, os orácuos são ferramentas que permitem uma conexão espiritual com o universos, deuses e espíritos de luz.

Não é utilizado para magia negra, nem para fazer mal aos outros, mas para estreitar essa conexão entre físico e espiritual. 

Por meio dos oráculos, fazemos uma pergunta ao universo e ele te dará um conselho, uma ideia ou uma previsão da questão perguntada.

Isso significa que o Tarot, Bralho Cigano e outros oráculos servem como a oração para os cristãos. Você ora com o objetivo de se conectar com Deus, com anjos, arcanjos, santos e espíritos de luz. 

O tarot e outros oráculos são basicamente a mesma ideia, só que ao invés da oração, ele te dará um norte para a sua questão.

E sim, você pode conversar com Deus por meio das cartas. Ele pode te guiar e auxiliar nos momentos mais difíceis. 

As cartas sempre ajudam, nunca ouvi alguém falar que tarot ou baralho cigano tenha amaldiçoado alguém, porque isso é ridiculamente sem noção.

É sabido que na bíblia diz que a prática de adivinhação, incluindo o uso de cartas para prever o futuro, é vista como incompatível com a fé cristã. Mas você sabe o motivo de existir esse texto abaixo na bíblia?


Catecismo da Igreja Católica (CIC) é explícito em sua condenação da adivinhação e da magia. No parágrafo 2116, afirma:


"Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: o recurso a Satanás ou aos demônios, a evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente supõem 'revelar' o futuro. A consulta de horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso a médiuns, encerram uma vontade de poder sobre o tempo, a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de conciliar potências ocultas. São contrárias à honra e ao respeito, mistos de temor amoroso, que devemos unicamente a Deus." Fonte: Vatican

Ainda temos o 2117 que fala de magia e bruxaria, mas antes de falar o motivo, vamos na história recuperar algumas informações importantes. 

Esse trecho existe na bíblia por um motivo bem peculiar e isso tem relação com a Santa Inquisição e com a perseguição as bruxas na idade média.

A Igreja e seu Marketing para converter fiéis

A Igreja Católica, desde a santa inquisição (ou antes disso) já tinha percebido que estava perdendo fiéis para outras religiões e crenças, incluindo o paganismo. Qual foi a solução da Igreja? O marketing do medo:

Vamos dizer que ao ver QUALQUER coisa que seja interessante, funcional e faça os fiéis correrem da longe da igreja, falaremos para os fiéis que se tratam de coisas do DIABO. Assim eles terão medo de outras religiões e crenças e permanecerão na Igreja.

Já percebeu que para (a maioria) dos cristãos, tudo que vai contra o que eles acham que é o certo, é automaticamente do diabo? Por mais benéfico que seja para outras pessoas pertencerem a outras crenças, são tidas como convertidas ao diabo.

Absolutamente qualquer coisa contrária ao que a bíblia falava é tido como um pecado porque era a forma que a igreja conseguiuu manter seus fiéis. 


A Igreja persiste até hoje porque coloca medo nas pessoas

Não existe ferramenta mais poderosa do que o medo. O medo causa um sofrimento psicológico absurdo, mesmo que a chance daquilo acontecer seja mínima. Isso faz a consciência pesar e causa ansiedade, o que permite o crente se afastar de qualquer coisa que o faça sair da bolha. 

Por isso, a Igreha permanece firme e forte, mesmo após dizimar milhares e milhares de pessoas pelo simples fato de que elas se recusavam a seguir a religião. Povos inteiros tiveram sua história e cultura dizimadas pelo cristianismo. 


A adaptação da Igreja na cultura Celta

Com a chegada de missionários como São Patrício à Irlanda no século V, muitos elementos da cultura celta eram bem enraizados e eles eram muito felizes com ela... dificilmente os religiosos cristãos conseguiriam converter esse povo.

Por isso, foram obrigados a integrarem as festas pagãs ao cristianismo, o que proporcionou um sincretismo religioso que utilizamos até os dias de hoje!

Foram adaptados da cultura celta diversos festivais pagãos como o Samhain, que evoluiu para o Dia de Todos os Santos, o Yule, festival de inverno que se transformou no que chamamos hoje de Natal. A Páscoa também é um festival que vem de Ostara, mais um festival pagão.

Hughes, Kathleen. "The Church in Early Irish Society." Cornell University Press, 1966.
Fletcher, Richard. "The Barbarian Conversion: From Paganism to Christianity." University of California Press, 1999.


E é por isso que a Igreja abomina oráculos, tarot e baralho cigano...

A igreja enxerga qualquer prática religiosa forte e que as pessoas vêem resultados positivos - e que não envolvem o cristianismo - como uma verdadeira ameaça ao império bilionário da Igreja Católica, eles tendem a OBLITERAR ou ADAP´TAR. 

As crenças mais fortes são adaptadas e as mais específicas são abominadas.

E qual é a conclusão?

Abra a cabeça e pense de forma profunda sobre:  você está fazendo algum mal a você mesmo ou a outra pessoa? Não? Então não há o que se preocupar. 

Os oráculos são instrumentos de luz e amor, assim como qualquer ferramenta religiosa, eles servem de apoio e são eficazes para auxiliar a todos nos momentos mais críticos em suas vidas.

Espero ter esclarecido bem esse assunto! Sobrou alguma dúvida? Comenta abaixo!

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.