Quem é o(a) Deus(a) do Tarot? Qual divindade representa os Oráculos?

sábado, maio 18, 2024

Quem é o Deus do Tarot? Qual divindade representa os Oráculos?


Na mitologia e nas tradições esotéricas, não temos um deus específico para representar os oráculos e adivinhação. Na verdade, há várias divindades, povos e entidades que podem ser associadas aos oráculos e cartomancia. O povo cigano, por exemplo, é muito associado a leitura de cartas, embora essa atividade não seja de origem cigana, na umbanda, podemos ver uma influência cigana ao interpretar as cartas.


Então para ilustrar, trouxe algumas divindades que podem ser associadas aos oráculos, ainda que estes não sejam exclusivamente representantes, podem simbolizar o tarô, cartomancia e oráculos em geral.

Deuses e Divindades Indiretamente Relacionadas ao Tarô, Cartas Ciganas e Oráculos


Hécate: claro que iria colocar nesta lista, afinal, essa é famosíssima entre as bruxas, pois é a deusa das encruzilhadas, da magia, dos encantamentos e da necromancia. A diva é associada à adivinhação e à capacidade de prever o futuro através de métodos místicos como a cartomancia e outros tipos de oráculos .

Apolo: é uma das principais divindades da mitologia grega associada aos oráculos, pois ele o deus da profecia, música, poesia e cura, e é especialmente conhecido pelo Oráculo de Delfos, onde a sacerdotisa Pítia proferia profecias inspiradas por ele. Portanto, podemos considerá-lo como representante.

Hermes: também da mitologia grega e, além de ser o mensageiro dos deuses, também era considerado o deus dos viajantes, ladrões e comerciantes. Ele tem a habilidade de atravessar fronteiras entre os mundos, e por isso, é invocado em práticas divinatórias e esotéricas .

Thoth: é o deus egípcio da escrita, da sabedoria e da magia. Ele era visto como o escriba dos deuses e tinha vasto conhecimento sobre o universo, tornando-o uma figura central na prática de adivinhação e na busca de sabedoria oculta .

Odin: este é o deus nórdico da sabedoria, guerra e a morte, mas também é associado à adivinhação e ao conhecimento oculto. Segundo a lenda, ele sacrificou um olho em troca de sabedoria e frequentemente procurava visões e profecias através de rituais e magia .


E esses são apenas alguns exemplos para esboçar e lhe orientar em relação aos deuses que você pode evocar em rituais e feitiços. Trazer a energia dessas divindades pode lhe ajudar em leitura de cartas e oráculos. Lembre-se de estudar bastante sobre eles e mantenha sempre o respeito! Nada de evocar energias somente por diversão ou experiências. 

Espero ter ajudado com este post, sabe de mais algum deus ou entidade? Comente abaixo!

Fontes:

  • Fontenrose, J. (1980). The Delphic Oracle: Its Responses and Operations, with a Catalogue of Responses. University of California Press.
  • Parke, H. W., & Wormell, D. E. W. (1956). The Delphic Oracle (Vol. 1). Oxford University Press.
  • Burkert, W. (1985). Greek Religion. Harvard University Press.
  • Johnston, S. I. (1990). Hekate Soteira: A Study of Hekate's Roles in the Chaldean Oracles and Related Literature. Scholars Press.
  • Allen, J. P. (2010). Middle Egyptian: An Introduction to the Language and Culture of Hieroglyphs. Cambridge University Press.
  • Simek, R. (1996). Dictionary of Northern Mythology. D.S. Brewer.

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.